21/08/2014

Faculdade - Desistir ou não? E agora? - Depois do Colegial

Entrou na faculdade mas não tem certeza se aquele é o curso certo para você? Ou tem medo de contar para a família que quer sair da faculdade? Mas e se, tudo isso for apenas medo, como diferenciar?



Quando fazemos um curso que nossos familiares nos indicaram, sempre acabamos colocando uma expectativa grande sobre nós, porque não queremos desapontar aqueles que amamos, queremos fazer jus a eles, mostrando que seremos excelentes profissionais naquele ramo do qual eles esperam que sejamos, mas nem sempre vamos nos sentir alegres com o que estamos estudando, mas continuamos forçando assim mesmo só pelo medo de contar a verdade, afinal como contar aos seus pais que você quer sair da faculdade? E a decepção dos meus familiares como fica?
Eu com toda sinceridade acredito que ninguém precisa ter medo de sentar e conversar com os próprios pais sobre seu futuro profissional, nem sempre o cenário será igual a de um filme, onde a felicidade ira esbanjar e todos iram se amar e se abraçar no final, a conversa pode ser difícil, pode haver uma discussão, uma cara fechada para cá e outra cara fechada para lá...Enfim, ainda sim, aparentemente no final, com uma outra tentativa de conversa direta com mais calma, sem ansiedade, sem tom alto, a ideia vai fluindo melhor na mente daqueles que estão recebendo a má noticia.



Okay, tudo que eu estou falando pode estar um pouco confuso no momento, mas o que eu quero tentar expressar nesse gigante texto, é que, se você que está hoje estudando um curso que não lhe agrada e não está nem um pouco feliz com isso, não se sinta reprimido pelo medo de desapontar sua família, tudo pode ser resolvido com uma longa e calma conversa, mas antes que você se apresse e vá correndo contar para seus pais que quer sair da faculdade, primeiro faça a si mesmo as seguintes perguntas:
-Porque não estou me sentindo confortável nesse curso?
-Realmente quero largar esse curso?
-Será que eu não gosto do curso ou da faculdade?
-O que farei depois que sair da faculdade?
-Qual a minha segunda opção de curso?
-Me vejo no futuro exercendo essa profissão ou outra?



Existem outros fatores que podem determinar se você está só com um pouco de duvida ou está realmente infeliz com o curso, mas também podem haver questões das quais: "Esse era o meu curso dos sonhos, porque não estou gostando? " E as vezes a resposta para esta pergunta se encontra apenas na faculdade, ou seja, a faculdade não está a altura de suas expectativas

Mas e se o problema for a faculdade, e agora? É fácil descobrir se o problema está na faculdade e não no curso, bom, vamos ser sinceros aqui, algumas faculdade de cidades pequenas acabam "mudando" um pouco o curso das aulas para se encaixar em um perfil que eles desejam. Essas faculdade pequenas tendem a colocar aulas que, para alguns alunos irá ajudar e para outros será perda de tempo. Só por curiosidade, pesquise pelas melhores faculdades do Brasil ou do mundo, e comece a comparar a grade curricular da faculdade em que você está e a grade dessa outra faculdade "top", as vezes a diferença é drástica e dá para notar claramente o que uma tem e a outra não tem. 


Você pode até pensar que eu estou exagerando em dizer que algumas faculdades não são boas o suficiente, e pensar que nenhuma faculdade é perfeita, e sim é verdade, nenhuma universidade será perfeita, mas isso não significa que por causa disso você deva abaixar suas expectativas, quando se trata do seu futuro profissional, não é problema querer ter o melhor ensino. Mas ainda sim existem faculdades que agradam e desagradam a perfis diferentes, tem aquele aluno que prefere que a faculdade não force tanto, tem aquele aluno que vai fazer a faculdade só pelo diploma, então qualquer uma serve, e tem aquele aluno que quer ser forçado e quer tirar o máximo do curso que escolheu, o aluno que não deixa a sua expectativa baixa porque ele quer ser um excelente profissional e precisa aprender o melhor para ser o melhor. 




Vocês entenderam? Para falar mais sobre faculdade eu deveria ter uma revista, porque tem muita coisa para se falar e esse post nem pode ter ficado completo ainda, mas vou continuar postando algumas das informações que eu "coletei" durante todo esse meu tempo em meio a pesquisa de universidade e decepção com curso, mas para esse post é isso e espero que tenham gostado!

xoxo, até a próxima!


8 comentários:

  1. Oiii Lindona, tudo bem?
    Amei demais o seu post, vai ajudar muitas meninas que estão nessa dúvida tão grande!
    Eu já passei por essa fase e sei como é complicado escolher o curso e continuar nele.
    Eu terminei minha faculdade já e sou muito feliz com o que eu faço hoje em dia, acho que devemos escolher o que realmente amamos e não apenas por influências no geral ;)
    Beijos Lindona e muita sorte para seu futuro ♥

    www.garotaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii linda, estou ótima, obrigada haha
      Que bom que gostou do post amore, realmente espero que ajude outras meninas que passam pelo mesmo. Realmente é complicado escolher um curso dentre tantos e se focar nesse, já passei por isso também e por muitas outras influências.
      Beeijos, obrigada <3

      Excluir
  2. Oii, tudo bom?
    Adorei o post e eu estava/estou passando por essa situação... Mas eu foco no quanto minha mãe já gastou, no tempo que já gastei e penso que estudo nunca é demais... Faço direito na puc, to no 6 semestre e acredito, pago de anuidade o valor de um carro popular... ou seja, penso no esforço da minha mãe, no trabalho dela e dinheiro que esta ficando ali... Não é o curso dos meus senhos mas vou concluir mesmo que na 'marra'!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, tudo ótimo
      Fico felliiz que tenha gostado. Realmente as vezes precisamos mesmo olhar para o esforço nos nossos pais e nos esforçar mais ainda para não desistirmos. Ah linda te desejo muita sorte em seu futuro e que você se mantenha sempre forte e conclua esse curso com muito entusiasmo.
      Beeijao

      Excluir
  3. Quando o assunto é estudo sempre é complicado ! Eu por medo sempre acabei fazendo vestibular desistindo de cursos e enrolando muito para entrar na faculdade e alguns probleminhas de saúde dificultaram mais ainda. Eu já tenho 22 anos e não sou formada ainda e a única coisa que eu tenho é experiência com auxiliar administrativo desde 2011 até a presente data , penso em fazer uma faculdade de administração mais acho que vai demorar muito 4 anos penso em fazer tecnólogo Gestão de RH, mais também tenho minhas dúvidas as vezes eu queria trabalhar direto com o publico ser assistente social sair totalmente da minha área minha prima já saiu de 4 cursos nas faculdade só perdeu tempo não quero ser igual mais estou no mesmo barco !

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de acreditar que nunca é tarde para estudar qualquer coisa, e você ainda vai estar super nova quando terminar a faculdade administração, com isso não há o que se preocupar, tem muita gente por aí que está entrando na faculdade com seus 35,40 anos. E não fique com esse medo de que você vai gastar tempo e pular de faculdade em faculdade como a sua prima, afinal aposto que vocês duas devem ser super diferentes e as duas devem pensar de maneiras diferentes, então não pense no caso dela, pense no seu e vá e tente, o que não vale é deixar o tempo rolar se lamentando do tempo perdido
      Beeijos!

      Excluir
  4. Muito bom seu post, com certeza, vai ajudar muitas meninas!
    Beijos flor!!!

    ResponderExcluir