22/06/2014

Depois do Colegial - Faculdade



Hey pessoal, hoje eu vim conversar um pouco sobre a faculdade, contar um pouco de algumas experiências e dar algumas dicas para vocês, eu sei que tem muita gente que está no último ano do ensino médio, e está um pouco com medo em relação a faculdade e decisão em que profissão escolher. Primeiro eu vou contar um pouco da minha "história" quando eu estava no ultimo ano, como me decidi, se estou feliz com o que decidi, o que aprendi....

Já faz dois anos que eu me formei, e no ultimo ano eu ainda não sabia o que eu queria fazer, eu nunca tinha parado para pensar em como eu queria me ver no futuro, e eu sempre fui muito indecisa em relação a quase tudo, eu tinha em mente uns 5 cursos que me interessavam, e eu não queria iniciar qualquer um deles sem ter certeza, perder meu tempo e dinheiro. Então depois que eu me formei eu fiquei um ano tentando me decidir sobre o que eu realmente queria, tentando me conhecer e estudando para o enem. No meio do ano eu tinha chegado até a uma decisão, eu iria fazer um curso de 6 meses de corte e costura porque eu sabia que se eu fizesse design de moda eu não iria aguentar toda a parte didatica do curso, e o que eu queria aprender era a modelar e cortar e o curso me faria bem, e depois eu tentaria arquitetura e design de interiores e o que eu passasse eu faria, já que os dois tem uma grande junção não faria muita diferença qual seria.
O curso de corte e costura eu não consegui uma vaga então acabei não conseguindo fazer, o que me deixou chateada, então fui procurar por alguma escola que tivesse design de interiores um tecnólogo, mas o valor do curso que encontrei era alto demais e acabei desistindo. E acabei mudando os meus planos do futuro, agora o que eu quero é me formar em arquitetura e urbanismo, fazer um intercâmbio, e depois fazer uma pós-graduação no exterior.




Enfim, o que quero tentar passar para vocês é que antes de tudo não entre em pânico se você ainda não sabe o que quer fazer, não sabe a profissão que vai seguir, ou se já tem uma profissão e quer mudar mas se sente inseguro, não se sinta, eu me formei em química industrial e hoje faço arquitetura, são dois ramos totalmente distintos um do outro e eu ouvi muita gente falando para mim continuar na profissão que comecei que seria melhor, menos tempo perdido e etc, mas não adianta você escolher algo só porque alguém fala que é o melhor para você. Você precisa se conhecer melhor para saber exatamente o que quer fazer, aquilo que te fará feliz no futuro.
Se precisar tira uns 6 meses para pensar mesmo no quer fazer, coloque em um papel as coisas que você ama fazer e as que não gosta, as coisas do qual você é bom e as que é ruim, e a partir daí você começa a pesquisar os cursos e vê os que vão se encaixando nas coisas que você ama e é bom. Escreve no papel os cursos que você conseguiu filtrar da sua pesquisa e depois faça uma pesquisa mais afundo, por exemplo, quanto tempo de duração do curso, quais faculdades da minha cidade tem esse curso em sua grade, se você vai precisar se deslocar da sua cidade para fazer o curso x, se vai precisar pagar, quanto vai gastar com mensalidade, deslocação, transporte, quão longe fica da sua casa, se vai ser necessário alugar uma kitinet, entre outros.


Tudo isso vai estar escrito em um papel e você vai conseguir filtrar ainda mais,por exemplo se o curso só tem em uma faculdade que fica a duas horas da sua casa e você não quer ter que tomar viagem todo dia, ou seja essa faculdade já vai para uma lista de contras. No final vai sempre acabar tendo a resposta final, ou duas, três opções.
Uma outra dica que eu acho legal de você fazer é, estabelecer um plano de curso, pega uma folha de papel e começa a responder as perguntas: Quais são os meus desejos para médio, longo e curto prazo? Como eu me vejo daqui 5 anos? Como eu quero estar financeiramente? Eu me vejo exercendo essa profissão? O que me importa mais, estar feliz com meu emprego ou conseguir um bom salário? Eu quero estar dentro de um escritório ou fora?. Com certeza quando você começar a pensar nas respostas para tais perguntas, começará a escolher um curso que vai te dar isso no futuro, sei que as vezes parece algo estranho e você se veja de diferentes maneiras no futuro, mas eu tenho certeza que vai te ajudar na sua decisão.

Espero que tenham gostado, espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma maneira, eu pretendo fazer um post especifico só para falar sobre arquitetura e urbanismo, ou gravar um vídeo respondendo algumas perguntas porque tem muita gente que tem duvida sobre o curso e eu não sou a expert no assunto, mas vou tentar responder para tentar lhes ajudar. Se quiser perguntar sobre química também pode haha.

xoxo, até a próxima!

6 comentários:

  1. Nossa, sei como e isso. Ainda nao terminei o ensino medio, mas estou quase, e todoano mudo de ideia sobre faculdade. Agora estou querendo fazer Relaçoes internacionais, e se Deus quiser e essa carreira que pretendo seguir.

    Beijos, minha xara rs'
    http://canbemyself.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, quando estamos no ensino médio a cada dia descobrimos algo novo que nos interessa e mudamos constantemente de opinião, é normal. Assim seja linda, espero que isso seja realmente o que você queira e não importa o caminho vá em frente haha
      Beijos xará

      Excluir
  2. É complicado tudo isso! Eu também passei 1 ano "parada" - entre aspas, porque estava estudando para o Enem - e adiando a minha entrada na Faculdade. E isso me ajudou bastante, embora já soubesse o que gostaria de seguir. O problema das pessoas é a pressa de se formar no ensino médio e necessariamente estar cursando algum curso na Faculdade. Precisamos de tempo, tempo para pensar e pesquisar. Afinal, estamos falando de uma carreira para a vida inteira! Adorei a postagem.
    Beijos querida
    http://guiadavaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, somos muito afobados, e todo adolescente pensa que quando se formar e ir para faculdade vai ter uma vida independente, vai ter uma vida de universitário de filme americano né haha
      Verdade, se está indeciso é sempre melhor separar um tempo para se decidir e não fazer disso uma decisão de roleta, a que cair eu vou.
      Que bom que gostou do post linda, isso me deixa muito feliz, de verdade. Beijos!!

      Excluir
  3. Gostei muito do texto, principalmente porque estou nessa fase , devido a 3 cirurgias no joelho e muita fisioterapia acabei adiando minha entrada na faculdade. Agora com 22 anos me sinto atrasada e pior de tudo não tenho certeza do que quero fazer , tenho muitos medo e dúvidas :\ .Vou estabelecer um plano de curso quem sabe não fica mais fácil decidir :) beijinhos

    http://papo-deamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta atrasada, eu acho que o importante não é a idade que você tem quando entra na faculdade e nem a idade que vai ter quando sair, não se sinta velha, quando se trata de estudos não existe a hora certa e a hora errada, mas sim a hora adequada. E a sua hora poderá ser agora, ou daqui 6 meses, mas independente disso Julia não se sinta atrasada, tem muita gente de 40,50 anos que está entrando agora na faculdade e estão saindo orgulhosos só pelo fato de terem conseguido e não pesam na idade deles.
      Faça o plano sim, acho que vai te ajudar muito, mas tira esse medo, e esse sentimento de atraso viu?
      Beeijão!

      Excluir