01/10/2013

Rotina de estudos - Como estudar em menos de 30 dias para o vestibular e enem



Hey pessoal, minha semana está sendo bem apertada, bem corrida. Como muitos de vocês sabem o enem vai ser no mês que vem e eu estou estudando ou menos tentando estudar para conseguir uma boa nota, e sei que muita gente também está passando pelo mesmo que eu e está na maior pressão e quer estudar pra enem ou vestibular para grandes universidades e está perdido.
Eu acredito que não haja um determinado tempo em relação a quanto estudar, é óbvio que se você tivesse começado a estudar 3 meses atrás não estaria sentindo tanta pressão e desespero como eu, mas brasileiro é assim mesmo e sempre deixa tudo para ultima hora. As pessoas que ainda estão no ensino médio é muito mais fácil estudar, porque você basicamente vai revisar tudo o que viu na sua aula, mas para pessoas como eu que já se formaram e não tem mais o material para revisar, a alternativa é recorrer para os métodos disponíveis de estudos na internet, já fiz um post recomendando uns 2 sites excelentes que eu mesma utilizo para estudos e se você ainda conferiu, vem aqui.

Chega de blabla e vamos as dicas.



Se você está no terceiro ano do ensino médio

É muito mais fácil conseguir estudar quando ainda se está no ensino médio, só não pode ter preguiça hein. Muito simples, assim que você chegar em casa do colégio, faça uma refeição, tome banho, vista uma roupa confortavel e vá revisar o conteudo que viu na aula do dia x. Tente não ligar o computador ou televisão, isso serve apenas para distrair, mas você pode utilizar o computador para pesquisas rápidas, contanto que não deixe o facebook, twitter, etc aberto.
Depois de revisar o conteudo é interessante que você procure fazer alguns exercicios sobre o que você acabou de estudar. E se estiver mais disposto ainda, faça um simulado apenas da área do qual estudou.

Se você já se formou

Para aqueles que já se formaram e não estão em cursinho (assim como eu) fica bem mais complicado, mas nunca perca as esperanças. Você vai ter que estudar dobrado para conseguir "alcançar" e relembrar tudo aquilo que você viu no ano passado.
Eu dei embora os meus livros acadêmicos e por isso meu estudo é inteiramente baseado em conteudos disponíveis na internet, você também pode optar e fazer o mesmo que eu. E assistir a vídeos desse canal , esse canal ou estudar por esse site.

Para quem se formou ou vai se formar

Uma dica muito importante tanto pra quem já se formou, quanto para quem ainda vai se formar é: Nunca estude algo novo. Sempre revise, porque o seu cérebro não vai conseguir guardar algo muito tão recente (ao menos que você seja uma pessoa super dotada, ai é outro caso).
Em cada matéria que você revisar, separe um cartão feito de papel sulfite ou folha comum de caderno, e nele coloque informações que você acha indispensáveis, detalhes que você não pode se esquecer de jeito nenhum. Pode ser fórmulas, fatos históricos, acontecimentos atuais, dicas de redação, enfim, vai a critério de cada um, é sempre bom escrever aquilo que você sabe que vai ser difícil de lembrar depois de algum tempo.
Com estes "cartões" será muito mais fácil para você ir relembrando tudo o que revisou nesses 30 dias, pode até mesmo ler os cartões um dia antes da prova. Mas fazer isso não é exatamente recomendado, pois especialistas dizem que isso nos deixa mais pressionados, mas se você se sentir a vontade acho uma excelente opção para nos ajudar a lembrar de algo em poucas horas. (Eu mesma sempre fiz isso antes de provas, tudo bem que nem sempre dava certo, mas eu me lembrava de algo)

Geekie Lab

Esse é o site que eu mais tenho utilizado ultimamente. Você faz um simulado e ele gera uma nota baseada nos requisitos do enem, e ele te mostra quais são seus pontos fortes e fracos em ciências humanas, matemática, ciências da natureza. E depois que ele traça os seus pontos fracos, e monta missões de estudo para que você corrija isso, ou seja, você vai revisar aquilo no qual você não é bom. É ótimo, porque você está revisando e ao mesmo tempo se treinando para as leituras de texto que aparecem nos enunciados do enem, isso porque, as questões do geekie lab também apresentam enunciados extensos.
É um excelente site que recomendo 100% e está fazendo uma grande diferença para mim, assim eu consigo ver no que eu preciso estudar mais, para conseguir minha nota desejada no vestibular.


Essas são as minhas dicas, coisas básicas que eu e você podemos fazer, não somente para estudar para o vestibular, mas também fim de ano, todo mundo desesperado para tirar notas boas e se salvar das notas vermelhas haha. Espero que tenham gostado e devo já avisar que meu pc estragou e não sei se vou levar ao conserto ou comprar outro, e o blog estará um pouco mais desativado do que o normal, mas prometo tentar entrar no pc da minha irmã para não sumir tanto.

xoxo,até a próxima!


Me siga nas redes sociais:  FanPage - Twitter - Tumblr - Bloglovin 

6 comentários:

  1. Eu simplesmente to com a corda no pescoço, agora é correr atrás do tempo perdido.
    Adorei o post :D
    Boa sorte pra gente no Enem.
    beijos :*
    www.simplesvaidade.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu que sei como é viu haha, estou na mesma situação
      Obrigada linda.
      Yaay, boa sorte que tiremos notas altíssimas
      Beijos!

      Excluir
  2. Olha eu acabei de prestar vestibular e passei no meu caiu muito atualidades, mapas, coisas simples então minha dica é: leia matérias, veja jornal, isso ajuda mto. bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nem coloquei isso. Mas é verdade ler o jornal ajuda muito, eu senti isso no ano passado quando fiz enem e olhava e pensava; sera que isso apareceu no jornal? haha
      Beijos!

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Eu ainda não farei o enem,mas eu já preciso me preparar para a prova! BJS
    Juliana
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom se preparar com antecedência mesmo viu.
      Obrigada linda
      Beijos!

      Excluir