17/05/2013

5 Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

 paperstarz.tumblr


Hey pessoal, lembram que eu tinha contado para vocês que eu fui em uma entrevista de emprego, e desde então tenho estado enrolada e as coisas aqui no blog saíram de controle haha. Pois bem, hoje eu vim dar umas dicas para quando vocês forem participar de uma entrevista, essas dicas estão baseadas na minha experiência, ou seja, são pontos pequenos do qual deve-se prestar atenção, eu não prestei e fui mal na minha entrevista. E para que não aconteça com vocês a mesma coisa, ai vão as minhas dicas;

Saiba o que vai falar

Quando a empresa/escritório ligar na sua casa agendando uma entrevista já tenha em mente o que você pretende falar na hora H. Você pode escrever em um papel pontos do qual você quer resaltar ao entrevistador, faça um rascunho e antes da entrevista leia-o com paciência, não faça um texto ou coloque muitos pontos de ênfase, você pode se enrolar e acabar não lembrando de nada na hora.
Eu fui péssima nesse requisito, tinha outras 2 meninas para fazer a entrevista e a medida que ela iam embora  eu começava a ficar nervosa e só lá na hora eu comecei a pensar no que eu iria falar, quais respostas básicas daria, e no final...Me dei super mal.

weheartit

Mantenha-se calma(o)

Um dos pontos que me prejudicou muito foi meu nervosismo, já fazia um bom tempo em que eu não participava de entrevistas e quando cheguei no portão da empresa já comecei a ficar nervosa, bebi muita água, bati muito o pé e só consegui ficar um pouco mais calma quando me sentei no sofá e comecei a ler.
Minha dica é, leve um livro ou aquelas bolas terapêuticas para ficar apertando e tirar a ansiedade, etc. leve com você algo que vá te deixar mais calmo. Seja um livro, alguma música que tenha em seu celular, um caderno de anotação, só não leve comidas, balas sim, chicletes nem pensar.
Quanto mais calmo você estiver mais confiança você terá, mas isso só vai acontecer se você tiver preparado (utilize a dica 1 e tudo irá sair bem).

weheartit

 Estude sobre o lugar e a vaga disponível

É sempre importante ir em uma empresa sabendo o que ela faz, não adianta nada você chegar em um escritório muito bonito que fornece um bom salário, e não saber a proposta desta empresa, por isso estude sobre os objetivos do lugar, as realizações da empresa, pesquise tudo o que for de seu alcance e guarde as parte importantes.
Outro problema que eu tive foi em não pesquisar sobre a empresa que eu iria, fizeram-me perguntas das quais, as respostas estavam no site oficial da empresa, e como eu nem fui atrás de conhecer, não soube responder e isso me queimou bastante.
Pesquise também sobre a vaga pelo qual irá concorrer, o que terá que fazer. Eu fui na entrevista pensando que era sobre uma vaga que eu conhecia bem o trabalho e quando cheguei lá era outra vaga, mas isso foi erro meu, porque a ligação estava tão baixa que eu nem perguntei a moça que me ligou qual era o cargo e suas pretensões. No meu caso como eu já sou formada no ensino médio e em curso técnico, os entrevistadores tendem a fazer perguntar técnicas sobre o meu curso de química, e se você não souber o que está falando o entrevistador já julga a sua capacidade.  Por isso estude bem antes de ir a entrevista e anote tudo (assim como a dica 1 diz)


Seja sincero

Nunca conte mentiras em uma entrevista, se você for contratado pelas mentiras que contou será muito prejudicado no futuro, seja sempre sincero. Entrevistadores admiram quando a pessoas tem coragem o suficiente para contar a verdade, quando a pessoa se transmite confiante a quem ela é, e o que ela sabe.
Algumas pessoas dizem “Tudo bem mentir no currículo, todo mundo faz isso”, isso não é verdade gente, não adianta você colocar em seu currículo que sabe falar espanhol fluente e não souber responder a uma pergunta em espanhol que o entrevistador fizer.
Se você não estiver se sentindo bem, diga de forma sutil que está nervosa(o) pela entrevista, eu optei por fazer isso. Meu entrevistador me fez perguntas muito técnicas, e na hora me deu branco total e comecei a gaguejar e mexer a mão sem parar, e acabei falando “ Desculpa, me deu branco total, estou muito nervosa, mas lhe garanto que eu saberia a resposta para sua pergunta se não estivesse assim, desculpa”. E foi quando eu pensei que naquele momento minha entrevista estava arruinada, me dispensariam de cara, mas acabou que o rapaz que me entrevistou também foi bem sincero e disse que havia gostado de mim, por eu não ter tentado ser outra pessoa e por eu ter sido sincera ao dizer que estava nervosa e não me lembrava.
Se você está fazendo faculdade, algum curso técnico, está no ensino médio e tentando um estágio, mantenha-se sempre sincero, não adianta se passar por alguém que você não é, e nem mostrar habilidades que você não tem. Você pode e deve ser sincero, mas saiba controlar isso, se você chegar em uma entrevista e disser “Eu não me lembro das coisas que aprendi em meu curso, para ser sincero estou aqui só pelo estágio”, ou “Eu não sei a resposta da sua pergunta porque não estudei isso, mas meu inglês é ótimo”, você vai se prejudicar.


weheartit

Vista roupas adequadas

Em toda entrevista que eu participo eu procuro sempre ir com pouca maquiagem, alguma camisa mais social, calça, sapatilha, sempre tentando passar uma primeira boa impressão. Em algumas entrevistas em que participei vi algumas mulheres irem com decote, shorts, chinelo, e isso não passa nenhuma boa impressão. Mulheres com muita maquiagem, decote, vestidos extravagantes acabam sendo julgadas no primeiro momento em que passam pela porta.
Minha dica para as mulheres se vestirem são roupas que toda mulher tem em seu guarda-roupa: uma calça, uma sapatilha e uma camisa social, pode ser uma camisa branca com manga longa sem estampa. Na maquiagem mantenha-se apenas em uma camada de rímel, lápis bege ou marrom e um batom cor de boca ou rosa claro. Só isso já passa uma impressão super profissional.
Para os homens, é mais básico ainda: uma calça, nada de calças largas, camisa branca sem estampa, nada de boné, se tiver alargador retire, eu sei o quanto é chato, eu tenho alargador e tenho que ficar tirando a cada entrevista que faço, mas é um esforço que vale pontos.



Essas são as minhas dicas básicas, são coisas do qual eu sei que colocarei em prática na próxima entrevista em que participar, são itens simples que podem nos prejudicar se não soubermos nos controlar e formos sem nenhum conhecimento. Espero que tenham gostado e possam aderir a essas dicas.
obs: eu sei que as fotos não ficaram excelentes e adequadas ao tema, mas eu não quis deixar apenas texto e tentei ao máximo colocar fotos que se relacionassem com os itens.

xoxo, até a próxima!

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, esse post parece que foi feito pra mim hahaha to louca atrás de emprego e tenho duas entrevistas semana que vem *-* já deixei de ir em entrevista pq estava nervosa e não sabia como agir, como me vestir.. me ajudou muito.
    Estou seguindo flor.
    Beijos
    monteolook.blogpost.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada linda, nossa duas entrevistas te desejo toda a sorte e com certeza em uma dessas entrevistas você será contratada. Já passei por essa situação, eu ficava nervosa e sem ânimo para ir nas entrevistas, fico feliz em poder ajudar.
      Obrigada :)
      Beiijos!

      Excluir
  2. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei as dicas e amei o #post , você manda muito bem colega :)

    seguindo seu cantinho ,segue de volta ?

    um beijo !

    http://planetagarotas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitoo obrigada linda, fico muito feliz em saber que gostou :D
      Beeijos!

      Excluir
  3. Gostei das dicas esse é um assunto pouco falado na blogosfera : ) bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

    ResponderExcluir